UM LUGAR BEM LONGE DAQUI (Delia Owens)

Um lugar bem longe daqui foi o livro recebido em maio pelo clube da Intrínsecos e é uma história cativante com uma escrita que me encantou desde o primeiro capitulo.

"Um brejo não é um pântano. Um brejo é um lugar de luz, onde a grama brota na água e a água escoa para dentro do céu."

Nossa protagonista é uma menininha chamada Kya que mora numa casinha (que ela chama de barracão) no meio de um brejo na Carolina do Norte. No inicio do livro acompanhamos Kya com apenas seis anos de idade vendo a mãe indo embora. A menina não entende porque a mãe se foi e por muito tempo fica olhando a estradinha esperando que ela volte. Com a partida da mãe, os irmãos de Kya também vão indo embora, um a um até que a menina fica sozinha com o pai. O pai é um alcoólatra que espancava a mulher e os filhos, ele é totalmente negligente e passa dias fora deixando Kya sozinha, até que um dia ele se vai de vez.

Com uma família desfuncional dessas Kya aprende a se virar sozinha desde muito cedo. Ela aprende a tirar da natureza tudo o que ela precisa para viver e assim ela vive sozinha no meio do brejo tendo os animais como sua família.

"A solidão ficou maior do que ela era capaz de aguentar. Desejava a voz, a presença, o toque de alguém, porém ainda mais desejava proteger seu coração."

O livro nos mostra a jornada de Kya, acompanhamos sua infância, sua adolescência e inicio da vida adulta e paralelamente a isso também acompanhamos a historia de um assassinato. 

Chase Andrews é um rapaz bem popular na cidade que um dia é encontrado morto perto de um rio. A principio suspeita-se de que tenha sido um acidente, mas logo surgem pistas que levam a crer que ele foi assassinado. Uma investigação começa e Kya é acusada de ser a assassina.

"A vida a havia transformado em uma especialista em esmagar sentimentos até que ficassem de um tamanho possível de guardar."

O livro narra capítulos no presente, onde Kya já é adulta e Chase foi encontrado morto, com capítulos no passado mostrando a vida de Kya desde sua infância e o envolvimento que ela teve com Chase na adolescência.

A historia se passa nos anos 60 e mostra o preconceito vivido por vários personagens. Kya é branca, mas por viver num brejo é vista como suja e tratada como um animal, por isso ela prefere viver isolada em seu brejo e vai até a cidade o minimo possível. Um personagem importante na história é Pulinho, um senhor que tem uma vendinha e ajuda Kya. É ele quem compra os mariscos e peixes que ela pega e é a esposa de Pulinho que consegue doações de roupas e outras coisas que uma menina precisa. Pulinho é negro e vitima de racismo, que infelizmente era comum naquela época.

"A natureza cuidou dela quando ninguém mais quis"

Um lugar bem longe daqui é um livro encantador para quem gosta de natureza pois ele narra detalhes e curiosidades sobre a fauna e flora do lugar com perfeição. A autora é uma zoóloga e colocou vários de seus conhecimentos no livro.

Um livro maravilhoso que merece ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário