OS PRÓS E OS CONTRA DE NUNCA ESQUECER (Val Emmich)

"Onde quer que eu olhe, em todos os cantos, vejo o que ninguém mais vê: as lembranças."

Os prós e os contra de nunca esquecer é um lançamento da editora Intrínseca, que inicialmente foi disponibilizado para os assinantes do clube Intrínsecos, mas que já esta disponível em todas as livrarias.

A historia gira em torno de dois protagonistas: Gavin e a pequena Joan, uma menina de dez anos com um "dom" muito especial. 

Joan não consegue esquecer de nada que aconteceu em sua vida. Ela lembra de tudo com detalhes impressionantes, incluído a roupa que estava usando em tal dia, o que fez, o que falou e o que ouviu. Ela tem dez anos e consegue se lembrar de tudo a partir de seus 4 ou 5 anos. Tudo mesmo, cada detalhe.

"Memorável é uma palavra difícil de entender. Tudo parece memorável para mim. Como vou saber o que é memorável para o resto das pessoas?"

Joan vive com os pais e seu maior medo é de ser esquecida. Como ela se lembra de tudo ela não consegue entender como as pessoas podem se esquecer, muito menos como podem se esquecer dela (como quando o pai se esquece de busca-la na escola). 

O pai de Joan é musico e a garota cresceu em meio a música e aos discos dos Beatles e é quando surge um concurso de musica que Joan vê a oportunidade de jamais ser esquecida. A menina coloca na cabeça que se conseguir fazer uma musica perfeita ela jamais será esquecida, assim como seu grande idolo John Lennon.

É ai que conhecemos nosso segundo protagonista. Gavin é amigo antigo dos pais de Joan, mas a anos não ia visita-los então ele não conhece a menina, apesar de já ter ouvido falar nela. Gavin acaba de perder seu companheiro Sidney, ele esta de luto e decide passar uns dias na casa dos velhos amigos para espairecer, é quando ele conhece Joan e uma amizade linda surge.

"Eu queria que houvesse uma maneira de saber que estamos vendo alguém pela ultima vez. Assim poderíamos prestar ainda mais atenção na pessoa quando isto estivesse acontecendo."

Gavin descobre que Sidney andou viajando sem que ele soubesse e que estava planejando alguma coisa. Intrigado, ele decide que precisa descobrir o que seu companheiro estava fazendo e a memoria extradicionaria de Joan vai ajudar, afinal Sidney visitava a família dela com frequência. Em troca Gavin decide ajudar Joan a compor a musica perfeita para o concurso.

Esse livro é sensacional, uma garota que lembra de tudo e um homem que quer esquecer tudo. Uma escrita tocante e temas delicados são abordados neste livro, tudo regado a muita música.

"Lembranças nunca são tão boas quanto o momento de verdade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário