3 LIVROS COM TEMÁTICA FEMINISTA

Hoje vou listar 3 livros de ficção que trazem a temática feminina.
#GirlPower

1) VOX (Christina Dalcher)

Após as eleições presidenciais americanas, chega ao poder um governo de extrema direita super conservador que acaba com os direitos das mulheres.

As mulheres não podem mais trabalhar fora, tem seus estudos limitados, devem voltar suas atividades exclusivamente para os trabalhos de casa e devem obedecer aos homens em tudo. Além disso, as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. Desde crianças, as meninas já recebem uma pulseira que conta quantas palavras estão sendo ditas, se ultrapassar 100 elas levam choques. A pulseira é zerada sempre a meia noite, dando a ela mais 100 palavras para falaram no novo dia.

Quando a cientista Dra. Jean McClellan é convocada para trabalhar em uma missão (por ela ser uma das únicas profissionais capacitadas), ela vê a oportunidade de lutar por sua voz e por todas as mulheres que foram silenciadas.





2) O PODER (Naomi Alderman)

Num futuro próximo meninas por volta dos 15 anos começam a desenvolver poderes de eletricidade. Elas percebem que há algo diferente em seus corpos, elas sentem uma eletricidade saindo de seus dedos e percebem que podem causar choque nas pessoas. Esses choques podem apenas machucar ou até mesmo matar, depende da intensidade com que elas executam seu poder. Aos poucos todas as mulheres vão adquirindo esse dom. As bebês já nascem com ele e os homens percebem que não estão mais no poder.

As mulheres assumem o poder e isso muda completamente o mundo que conhecemos em diversos aspectos: na religião, que passa a ver Deus como uma figura feminina, no meio militar, pois agora os exércitos são formados por mulheres, na política, já que agora os países são governados por mulheres etc. Os homens passam a ser considerados o sexo frágil.

Num mundo sendo dominado pelas mulheres, os homens vão sendo cada mais mais rebaixados e a autora faz uma abordagem genial nesse livro, mostrando que a questão do feminismo e do machismo não é sobre gênero, e sim sobre poder.


3) TERRA DAS MULHERES (Charlotte Perkins Gilman)

Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1915 o que nos mostra que desde aquela época o feminismo já vinha sendo abordado.

Nas profundezas de uma floresta existe um grupo que mulheres que há mais de dois mil anos vivem sem nenhum homem. Elas adquiriram a capacidade de se reproduzir assexuadamente e  vivem numa sociedade próspera.

A historia começa quando um grupo formado por três amigos ouve falar dessas mulheres e decidem partir numa expedição para encontra-las. Eles ficam chocados em ver como uma sociedade formada apenas por mulheres é próspera e tudo funciona perfeitamente. Avanços da medicina, da tecnologia, das construções enfim, tudo parece funcionar perfeitamente nessa terra só de mulheres.

A partir do momento que esses três homens chegam nessa Terra, as mulheres começam a questionar como é o mundo deles. Vale lembrar que essas mulheres não conhecem o machismo, o ciúme, a obsessão, a violência e todas outras coisas que são comuns num mundo onde homens e mulheres vivem juntos.

Espero que tenham gostado das dicas. Boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário