POR LUGARES INCRÍVEIS (Jennifer Niven)

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Por Lugares Incríveis é um livro delícia de se ler, aborda temas fortes como depressão e suicídio, mas é uma leitura que flui perfeitamente. É um livro que te faz enxergar a depressão com outros olhos.

Tudo começa quando a adolescente Violet sobe até a torre mais alta do colégio e fica no parapeito pensativa. A garota esta de luto desde que a irmã mais velha faleceu em um acidente de carro e pensamentos suicidas invadem sua mente. Sim, Violet esta pensando em se jogar do alto do prédio, mas é ai que Theodore Finch aparece.

Theodore é um menino que frequentemente vai até  a torre do sino e pensa constantemente em se matar. Ele pensa em diversas formas de acabar com sua vida. Ele é o menino esquisito da escola, é chamado de "aberração", sofre bullying e com o passar do livro vamos entendendo como sua família é problemática.

Finch e Violet estudam na mesma escola, mas nunca tinham conversado, até aquele momento em que os dois estão no topo do prédio pensando em se matar. 

"Nunca vou machuca-la, não como quero machucar Roamer, mas não posso prometer que não vou desmancha-la, pedacinho por pedacinho, até você ficar em mil caquinhos, como eu."

Durante uma aula de geografia o professor passa um trabalho que deve ser feito em dupla e Finch logo escolhe Violet. O trabalho consiste em a dupla visitar lugares não muito conhecidos no estado em que vivem. A partir daí uma amizade surge, e posteriormente um romance enquanto os dois passam por lugares incríveis.

Tanto Violet quanto Finch estão vivendo momentos delicados de suas vidas e é lindo ver como um começa a dar força para o outro. A autora consegue dar uma alfinetada ao relatar como a depressão é vista por muitos como uma "besteira" ou como "uma forma de chamar a atenção"

"Por que quando minha irmã morreu de câncer ela recebeu flores e homenagens, mas quando meu irmão se suicidou ninguém mandou uma pétala sequer? Vocês realmente acham que ele tinha como escolher não se matar? Vocês acham que se houvesse uma outra alternativa na cabeça dele, ele não a faria?"

O livro é sensível e tocante. Uma ótima pedida para quem curte dramas e histórias desse tipo. A versão para o cinema de Por Lugares Incríveis já sendo produzida e deve estrear em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário