Razão e Sensibilidade conta a história das irmãs Elionor e Marianne Dashwood. Enquanto Elionor é uma moça mais pé no chão e reservada (razão), Marianne é sonhadora e se expressa abertamente (sensibilidade). O livro gira em torno da vida das duas, que precisam achar um ponto de equilibro entre a razão e a emoção.
"Encorajavam-se uma a outra na violência de suas ansiedades"
Elionor e Marianne tem uma irmã mais nova e um meio irmão mais velho, quando o pai morre a herança fica toda com o irmão, por ser o único filho homem. As meninas e mãe passam a morar com esse irmão, mas a esposa dele não as suporta e as três acabam se mudando para uma casa no interior.
Na nova cidade O coronel Brandon se apaixona por Marianne, mas ela o rejeita por achar ele muito velho. Marianne acaba se apaixona pelo jovem Willoughby, os dois ficam amigos e conversam bastante. Por ficarem muito tempo juntos Marianne acredita que o amor que sente por ele é reciproco e quando ele precisa partir inesperadamente ela sofre muito e deixa isso claro para todos, afinal ela é a sensibilidade em pessoa. Todos acreditam que há um compromisso entre eles, já que eles estavam sempre juntos, e Marianne se contenta em esperar pela volta do amado. Marianne acredita que ele irá voltar e a pedirá em casamento, embora ele nunca tenha dito nada em relação a isso. Elionor é a única que mantem os pés no chão e não acredita que exista um relacionamento entre eles.
Enquanto Marianne sofre abertamente, Elionor se apaixona por Edward Ferraz embora saiba que a família dele não a aceitaria. De seu jeito reservado e racional Elionor acaba descobrindo um segredo sobre Edward.
"Apesar de atraente, a ideia de nossa felicidade depender de outra pessoa nem sempre é possível"
O livro acompanha as duas irmãs amadurecendo e tendo que lidar com seus sentimentos e angustias. Não é o melhor livro de Jane Austen, mas é uma história bem envolvente e se você curte romances de época acho que vai gostar muito desse livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário