ANIQUILAÇÃO (Jeff vanderMeer)

"Não cheguem muito perto, não deixem que ele encoste em vocês"

Olá, a resenha de hoje é sobre um livro que  foi lançado em 2014, mas que esta bombando agora devido a sua adaptação cinematográfica que acaba de estrear na Netflix. Trata-se de Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul. Eu li o livro e assisti o filme, e as diferenças entre os dois são gritantes. 

"Agora todo o medo que sentia era visível"

O livro começa com quatro mulheres entrando num local conhecido como área X. Não sabemos seus nomes, elas são apenas a bióloga, a psicologa, a topografa e a antropóloga, o livro é narrado pela bióloga. 

A área X é um local que foi tomado por alguma coisa que ninguém sabe o que é, mas que faz com a natureza haja de forma estranha. Desde que isso começou a organização Comando Sul tem mandado expedições até o local para tentarem descobrir o que esta acontecendo lá dentro, só que até agora não obtiveram resposta nenhuma, pois todos que entram lá saem de forma estranha e morrem em pouco tempo.

Pela primeira vez a expedição será formada só por mulheres, e a bióloga esta ali por um razão muito peculiar. O marido dela foi voluntario na expedição anterior, voltou para casa um ano depois de entrar na area X, mas ele estava completamente diferente,  aéreo, sem saber como tinha ido parar ali. Ele morreu poucos dias depois, a bióloga tentou levar sua vida por um tempo, mas chegou uma hora em que ela decidiu que queria ir para área X, queria saber o que tinha acontecido com seu marido e com todos os que entram lá.

O livro narra a expedição delas e as coisas bizarras que elas vão encontrando naquele lugar, chega a ser assustador algumas vezes. Logo de cara elas encontram uma especie de torre com plantas crescendo nas paredes e formando palavras e frases muito sinistras. Elas suspeitam que exista alguma coisa vivendo no fundo da torre, elas o chamam de rastejador, mas ninguém sabe exatamente o que é.

"Durante horas, meus pensamentos giram sem parar, buscando explicações para o que eu tinha visto"

Como comentei no inicio existem diferenças gritantes entre o livro e o filme. A torre que é onde se passa boa parte do livro simplesmente não tem no filme. Somente no final do filme, quando a bióloga chega ao farol é que ela encontra um buraco no chão que eu acho que pode ser a tal torre, mas é bem diferente.

Outra diferença é que no livro todos os que entram na área X conseguem sair, eles só não sabem como saíram. Do nada eles aparecem de volta em suas casas, porem não sabem como chegaram lá e morrem em pouco tempo. Já no filme todos os que entram na área X não saem, o marido da bióloga é o primeiro a conseguir voltar para casa e apesar de estar muito doente não morreu.

A própria explicação sobre o que é a tal coisa é diferente no filme e no livro, embora em nenhum dos dois a gente fique sabendo de tudo, já que esse é o primeiro volume de uma trilogia. Não vou dar spoilers aqui, mas o final do livro também é bem diferente do final do filme.

De forma geral eu gostei bastante do livro. Do filme eu também gostei, só que as vezes parecia ser outra história. Enfim, para quem curte mistério, aventura e coisas sobrenaturais vai curtir a Aniquilação.

Segue o trailer do filme 

Nenhum comentário:

Postar um comentário