Resenha: SORRISOS QUEBRADOS (Sofia Silva)

"Meu reflexo surge no espelho como se o vidro estivesse quebrado, e não eu. Se eu não consigo ver beleza em mim, quem conseguirá?"

A resenha de hoje é de livro que muita gente tem comentado na internet. Trata-se de Sorrisos Quebrados, da portuguesa Sofia Silva. Vi vários posts em grupos literários elogiando o livro, então acabei dando uma chance e gostei muito.

O livro tem um começo de tirar o fôlego. Paola é uma jovem casada que esta prestes a fugir de casa por não aguentar mais as agressões do marido. Quando esta prestes a escapar, o marido a encontra e a arrasta para uma agressão monstruosa. É aquele inicio de livro que te choca pelo nível de crueldade. Foi um verdadeiro milagre Paola ter sobrevivido, mas ela esta quebrada em todos os sentidos.

Seis anos depois Paola vive numa clinica onde faz tratamento psicológico para lidar com seus traumas e medos. A jovem ficou com metade do rosto e partes do corpo totalmente desfiguradas devida a agressão e ela tem medo de tudo e de todos. 

"Nesse dia apanhei pela primeira vez e cometi o segundo erro: perdoei"

Durante uma comemoração de carnaval na clinica Paola conhece Sol, uma menina de quatro anos que também se trata na clinica. Sol é uma criança que não se socializa com ninguém, assim como Paola ela também tem medo das pessoas devido a um trauma que sofreu no passado.  Surpreendemente Sol se afeiçoa a Paola, na verdade Sol gruda em Paola, quer ficar com ela o tempo todo. É aí que Paola acaba se aproximando de Andre, o pai de Sol, e um sentimento entre eles vai surgindo.

É uma relação complicada, tanto Paola quanto André tem traumas do passados, ambos tiveram relacionamentos destrutivos e é difícil pensar em se apaixonar de novo.

"Olhando para mim esta uma mulher com sua beleza destruída, reluzindo no escuro e eu não me assusto mais. Minhas mãos fazem carinho no que alguém quebrou e digo o que ela precisa ouvir:
__ Paola, o lado feio não existe em você. Não mais para mim"

Narrado em primeira pessoa, hora por Paola, hora por Andre, o livro apresenta uma leitura fácil e de forma direta.. Devo confessar que durante a leitura pareceu que eu estava lendo uma fanfic, e quando fui pesquisar sobre a autora descobri que é quase isso mesmo. Sofia escreve histórias do Wattpad e devido ao sucesso que a história de Paola estava fazendo ela lançou uma versão em e-book na Amazon. O sucesso foi tão grande que acabou virando livro físico.

De modo geral Sorrisos Quebrados é uma leitura agradável, o livro é curto e a história flui muito bem. Ele toca em assuntos pesados, mas a mensagem que passa é que você consegue superar tudo, não importa que o mundo tenha tentado de destruir a chave para a felicidade esta dentro de você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário