Resenha: MATÉRIA ESCURA (Blake Crouch)

"Você é feliz com a vida que quem?"

QUE LIVRO SENSACIONAL!! Matéria escura me surpreendeu de um jeito que há muito tempo os livros não me surpreendiam. É uma história de dar um nó na sua cabeça, mas um nó maravilhoso que você não consegue parar de ler enquanto não desatar tudo.

A história gira em torno de uma homem chamado Jason, que é professor universitário e vive feliz ao lado da esposa Daniela e do filho de 14 anos Charlie.

Numa noite ao sair de um barzinho onde tinha ido se encontrar com um amigo, Jason é sequestrado por um homem mascarado. O sequestrador o coloca no carro e o faz dirigir até uma usina abandonada, num lugar bem afastado da cidade. Lá Jason é obrigado a ficar nu, é agredido e por fim acaba recebendo uma injeção com algum tipo de droga e ele apaga.

Quando acorda Jason esta numa especie de laboratório e percebe que as pessoas estavam esperando pela volta dele. Assustado e percebendo que estão confundindo ele com outra pessoa, Jason consegue fugir e ir para casa, mas ao chegar lá percebe que as coisas estão diferentes. Daniela e Charlie não estão em casa, na verdade não há nenhum sinal deles, os móveis da casa esta diferente, tudo esta diferente.

A principio Jason pensa estar sob o efeito alucinógeno de alguma droga, mas aos poucos vai se convencendo de que não, tudo ali é real, mas não é a realidade que ele conhece. Nessa nova realidade ele não é casado, nunca teve um filho, não é professor universitário, enfim sua vida é completamente diferente. E agora? Qual é a realidade correta? Esta em que ele esta vivenciando ou a outra na qual ele era feliz ao lado da esposa e do filho?

"Se existem mundos infinitos, como encontro aquele que é única e especificamente meu."

A premissa desse livro é sensacional e nos faz refletir sobre nossas escolhas, a cada decisão que tomamos um novo caminho se abre, mas vários outros caminhos se fecham. 

Jason era um jovem cientista promissor que tinha recebido um patrocínio  milionário para um ambicioso projeto, mas aí sua namorada lhe conta que esta gravida. Jason opta pela família, casa-se com Daniela e eles tem o bebê, mas o preço por isso foi abrir mão de sua carreira. O patrocínio foi tirado dele e dado a outro cientista, porque entenderam que Jason não poderia se dedicar 100% ao projeto, afinal ele tinha acado de construir uma família, que precisava de sua atenção. Assim, Jason deixou de ser um cientista renomado e acabou virando professor universitário. Ele é feliz, ama sua esposa e filho mais do que tudo, mas não consegue deixar de pensar no que poderia ter acontecido se ele tivesse investido em sua carreira, será que ele seria um cientista famoso, ganhador de prêmios internacionais?

Na realidade em que Jason é levado após o sequestro, o jovem Jason terminou o relacionamento com Daniela quando ela contou que estava grávida, e ela acabou tirando o bebê. Assim, eles nunca se casaram e Charlie nunca nasceu. Jason dedicou sua vida a sua carreira e se tornou um grande cientista, mas sem família. 

"Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade."

É claro que não vou contar o que acontece, nem como essas realidade se misturam, mas é um livro que te faz refletir muito em nossas escolhas, tudo o que fazemos, a todo momento abrem novos caminhos em nossa vida. Por exemplo, se você levantar agora e for na sorveteria tomar um sorvete, pode ser que encontre alguém lá, vocês começam a conversar e se tornam amigos ou namorados. Quem sabe ele ou ela não será seu futuro marido ou esposa. Mas se você decidiu não ir a sorveteria então talvez vocês nunca se encontrem, você vai encontrar outra pessoa, se casar e ter uma vida, mas aí já são duas realidades diferentes que foram separadas por uma simples decisão que você tomou. Isso é muito louco.

Enfim, esse livro é sensacional. A explicação por trás de tudo faz muito sentido e tudo esta perfeitamente amarrado. Super recomendo esse livro, a capa é linda e a diagramação esta ótima. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário