Resenha: NOVA JAGUARUARA (Mauro Lopes)


Hoje trago a resenha de um livro que terminei de ler ontem, foi a primeira leitura do ano e comecei bem, apesar do medo. Eu não costumo ler livros de terror, não é um gênero que eu goste, mas ouvi falarem muito bem desse livro e como estava baratinho acabei comprando.

A história se passa numa cidadezinha chamada Nova Jaguaruara que fica no interior do Ceará e onde coisas muito estranhas acontecem. Todas as noites quando o relógio marca meia noite as luzes se apagam. Há uma queda de energia na cidade inteira e tudo fica no escuro. Tudo se apaga mesmo, até lanterna, lampião e velas são misteriosamente apagadas a meia noite. Esse apagão dura exatamente 1 minuto e depois disso tudo se acende novamente. Esse fato misteriosos e inexplicável vem ocorrendo a anos e os moradores nem ligam mais, afinal já estão acostumados.

Além do misterioso apagão, a cidade conta com uma igreja abandonada num lugar afastado que já foi o cenário do desaparecimento de muitos moradores. O ultimo caso de desaparecimento ocorreu a 40 anos atrás, mas as pessoas ainda evitam passar perto da igreja e a falar sobre isso, especialmente com pessoas de fora. 

Certo dia chega a cidade um grupo de cinco pessoas que foram verificar as condições de vento na cidade, pois uma empresa pretende instalar usinas eólicas ali. Aos poucos eles vão conhecendo os mistérios da cidade e nem imaginam no que estão se metendo.

Paralelo ao que esta acontecendo na cidade de Nova Jaguaruara, o livro nos conta o que aconteceu no passado, na cidade de Jaguaruara, onde um menino nasceu com um dom especial.  No momento em que Bonifácio nasceu, todas as pessoas da cidade foram tomadas por uma sensação boa, é como se todas as enfermidades, todas as tristezas tivessem sido tiradas delas. A mãe do bebê que acabara de nascer também sentiu esse bem estar, mas morreu em seguida. Desde então ninguém mais morreu naquela cidade. A medida que Bonifacio ia crescendo foi percebendo o dom que ele tinha, ele curava as pessoas. Os moradores de Jaguaruara não adoeciam, não morriam. O tempo foi passando e os habitantes da cidade passavam facilmente dos 100 anos de idade.  Com o tempo algumas pessoas de fora iam até Jaguaruara levando seus filhos enfermos e com um simples toque de Bonifácio a doença era eliminada, mas tudo começou a mudar quando começaram a chegar pessoas não com doenças, mas com casos de possessão.

O livro não é muito grande e a leitura flui muito bem, mas confesso que nos capítulos finais eu fiquei com bastante medo, não medo exatamente, mas um desconforto porque eu não gosto de historia com esse tipo de assunto, mas continuei porque eu queria saber o final. Pra quem curte terror essa é uma ótima recomendação.

Nova Jagaruara é um livro nacional que esta disponível apenas em e-book. Na Amazon ele custa cerca de 6 reais e para quem é assinante do Kindle Unlimited ele pode ser baixado de graça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário