Dicas de livros para presentear no Natal (para todas as idades e gostos)

O Natal já esta batendo a porta e por isso resolvi fazer um post com algumas dicas de livros para presentar quem você ama, afinal livro é sempre um ótimo presente.


PARA CRIANÇAS

- De zero a 5 anos:  Nessa fase a criança ainda não sabe ler, mas isso não quer dizer que ela não possa ter livros. Existem vários livros feito especialmente para essa faixa etária e o legal é que além de serem ricamente ilustrados, muitos ainda trazem dobraduras e outras formas da criança interagir com o livro.

Coleção Ninoca.  
Essa coleção é composta por vários livros e o mais legal é que a criança manipula as abas no sentido indicado para ajudar a ratinha Ninoca a trocar de roupa, escrever, dançar etc. O livro se transforma numa casinha ou outras coisas. As crianças pequenas costumam adorar esses livros, mas devo avisar que eles tem um preço um pouco salgado (na faixa dos 60 reais cada livro)

Coleção Toque Aqui (livro sonoro). 
Essa é outra coleção que as crianças pequenas adoram. Nesses livros as crianças tocam nas figuras e ouvem o som que elas fazem. Por exemplo no livro Toque Aqui - o mundo dos animais, as crianças tocam nos animais e ouvem o som que cada um faz. Dentro dessa coleção, tem também os livros Toque Aqui - procure e escute, onde ao tocar no inicio da página a criança vai ouvir uma pergunta (exemplo encontre um abajur), a partir dai a criança precisa procurar o objeto pedido nas paginas do livro e quando encontrar tocar nele. 
Esses livros funcionam a bateria e custam na faixa de 27 reais.

Disney Princesas - O mundo mágico Pop-Up.
Pra quem tem uma menina em casa esse é o livro. Ele conta de forma resumida a história de cada princesa da Disney, mas o mais legal é que a cada página uma figura  surge e eu não estou falando de ilustrações, são dobraduras fantásticas. Esse livro já chegou a custar 200 reais, mas agora enquanto escrevo esse post, ele esta custando R$ 79,90 no site da Saraiva.




- De 6 a 10 anos: Aqui a criança já sabe ler por isso é importante estimula-las oferecendo livros que ainda tenham figuras, mas que já tragam mais conteúdo escrito.

Diário de um banana. 
Nem tem muito o que falar dessa série de livros que já virou febre entre as crianças (e entre adultos também). Aqui acompanhamos a vida de Greg um menino que esta no ensino fundamental e se mete nas mais divertidas encrencas na escola e na vida pessoal. 

As aventuras do Capitão Cueca. 
Mais uma série de livros que as crianças amam, principalmente os meninos. Jorge e Haroldo são dois amigos que adoram fazer historias em quadrinhos e acabam inventando o maior super herói da escola - o incrível Capitão Cueca. Só que o diretor não curte muito isso e vai fazer de tudo para acabar com a farra dos meninos.

Querido diário Otário. 
Essa coleção é mais voltada para as meninas e é uma delicia de livro. Nele acompanhamos o dia a dia de uma menina chamada Jamie, que parece que nada dá certo na vida dela. A vilãnzinha da história é a Angelina, a menina mais linda e popular da escola.  É muito engraçado, uma leitura leve e muito divertida.

O pequeno Príncipe. 
Esse best seller mundial dispensa apresentações. Toda criança (e todo adulto) deveria lê-lo.



- De 10 a 13 anos: Livros para o público pré adolescente estão bombando, vou indicar alguns que tem se destacado.

Diário de uma garota nada popular
Essa série de livros conta a história da garota Nikki, de 14 anos, que ganhou uma bolsa de estudos para uma luxuosa escola. Durante a leitura acompanhamos Nikki nessa nova fase de sua vida onde ela terá que lidar com garotas malvadas da nova escola, a relação com pais, a paixão por um menino e as angustias do inicio da adolescência.

Sete histórias para sacudir o esqueleto
Para as crianças que gostam de histórias de terror esse livro é um prato cheio. São sete histórias de terror, mas respeitando a idade, nada muito pesado. Possui ilustrações lindas.

Histórias de ninar para garotas rebeldes. 
Esse livro incrível conta a história de 100 mulheres que fizeram algo importante, que lutaram pelo o que queriam e que de certa forma mudaram o mundo. É o livro perfeito para mostrar as meninas que elas podem sim ser o que elas quiserem, que por distante que seu sonho possa estar, você pode alcança-lo. 

Harry Potter edição ilustrada. 
É claro que indico todos os livros de Harry Potter na versão original, mas recentemente a Rocco esta lançando a versão ilustrada desses clássicos. Até agora só foram lançados A pedra Filosofal e A câmara secreta. Quem é fã do bruxinho não pode deixar de ter.




PARA ADOLESCENTES 


Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado. 
Escrito pela rainha dos adolescente Thalita Rebouças (autora de Fala sério, mãe), esse livro conta a história de Davi, um menino que esta no segundo ano do ensino médio e inicia um curso de astrologia, algo que sempre o fascinou, mas que ele tinha medo de sofrer preconceito. Acompanhamos a vida de Davi com seus amigos, sua primeira paixão e todas as dúvidas e incertezas de um garoto adolescente.

Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco) dramática. 
Também de Thalita Rebouças, aqui acompanhamos a vida de Tetê, uma garota cujo pai acabou de perder o emprego, o que fez a família ter que  deixar o espaçoso apartamento em que moravam e ir morar na casa da avó. Tetê sofria bullying na escola, e ela teme que isso se repita na nova escola. A menina tem que lidar com os problemas tipicos da adolescência e com sua nova realidade que inclui dividir o quarto com cinco parentes malucos que vivem brigando entre si.

Corte de espinhos e rosas
Primeiro volume de uma trilogia (todos já foram lançados no Brasil). Esse livro é uma mistura de a Bela e a Fera com Game of Thrones. Aqui acompanhamos uma jovem chamada Feyre que após matar um féerico acaba sendo levada para um mundo mágico, estilo medieval, onde um grande mal esta por vir. Feyre acaba se apaixonando por Tamlin, o féerico que a prendeu, mas muita coisa vai rolar no meio dessa história. Tem resenha e video resenha dos dois primeiros volumes aqui no blog.
OBS: A classificação desse livro é 16 anos, ele contem algumas cenas eróticas.

Mil beijos de garoto
Quando Rune, um adolescente de dezessete anos volta para sua cidade ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy, a garota que era sua cara metade e que havia prometido esperar por seu retorno. Só que ele descobre que a menina o deletou completamente de sua vida e agora ele quer saber o que aconteceu nesses dois anos em que esteve fora e o que fez Poppy agir assim.




PARA QUEM GOSTA DE ROMANCES

A pequena livraria dos corações solitários
Posy é uma jovem que trabalha numa pequena livraria em Londres e passou a vida todo em meio a livros. Quando a dona morre é Posy quem herda a livraria quase falida e ela elabora um plano para em seis meses transformar o negocio na livraria de seus sonhos. O problema é que além da livraria, Posy herdou também a atenção de Sebastian, o neto da antiga dona, que é conhecido como o homem mais grosseiro de Londres.

O príncipe Corvo.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia que mistura romance de época com uma pegada mais erótica. Conta a história de Anne, uma mulher que ficou viúva e esta tendo que bancar sozinha com as despesas da casa (lembra que é uma história de época, mulher quase nunca trabalhava fora). Ela então vê um anuncio em que o conde Edward esta contratando um novo secretário. Na verdade nenhum secretario aguenta trabalhar muito tempo com o conde devido ao mal humor dele. Então Anne acaba indo ser a nova secretária de Edward e acaba se apaixonando por ele. A coisa começa a engatar quando ela descobre que o conde frequenta um bordel para satisfazer suas "necessidades" masculinas.

Uma curva no tempo.
As vésperas de se formarem na faculdade, Rachel e seus amigos sofrem um terrível acidente de carro de onde Rachel só sobreviveu porque seu melhor amigo Jimmy deu sua vida para salva-la. Cinco anos depois o grupo esta prestes a se reencontrar. Rachel carrega um rosto desfigurado e uma vida destroçada, mas ela decide pela primeira vez ir até o cemiterio visitar o tumulo de Jimmy. Chegando lá ela se sente mal e desmaia, quando acorda esta no hospital e percebe que muita coisa esta diferente. Seu pai que estava com um câncer terminal esta curado, o amigo Jimmy esta vivo e seu ex namorado Matt é seu noivo. Rachel não entende o que esta acontecendo e fica desesperada por respostas, mas tem que decidir se vale a pena tentar voltar para a vida que tinha, afinal agora tudo esta melhor.

A menina da neve.
Essa história se passa no Alaska em 1920, o casal Jack e Mabel sempre sonharam em ter um filho, mas esse sonho nunca se realizou. Os dois estão se afastando cada vez mais, e num dos raros momentos que estão juntos e sem discutir eles decidem fazer uma criança de neve. No dia seguinte eles percebem que o boneco na neve desapareceu e encontram uma menina correndo na floresta, sim é como se a criança de neve que eles fizeram tivesse se transformado numa criança real. O casal começa a amar a menina como se fosse a filha que eles sempre quiseram ter e começam a perceber como essa estranha criança esta transformando suas vidas.




PARA QUEM GOSTA DE DISTOPIA E FICÇÃO CIENTIFICA

Chronos, viajantes do tempo
Lançamento da Dark Side esse é o primeiro volume de uma trilogia que conta a história de Kate, uma garota que descobre que sua avó é uma viajante do tempo. Quando os pais de Kate desaparecem e ela descobre que pode ser a próxima a sumir, a garota precisa viajar no tempo até o passado e evitar um homicídio que pode ser a causa de todos os problemas que estão acontecendo. 

O ceifador
Uma distopia que se passa no futuro, onde a morte não existe mais. A unica forma de uma pessoa morrer é sendo coletada por um ceifador. Essa também será uma trilogia e nsse primeiro volume acompanhamos a disputa de dois adolescentes que estão treinando para se tornarem ceifadores. Tem resenha desse livro aqui no blog, tanto a resenha escrita quanto a em vídeo.

Matéria escura
Jason é um professor universitário, casado com Daniella e pai de um filho maravilhoso, tem uma vida feliz e tranquila. Um belo dia Jason é raptado por um homem mascarado, e é levado para uma usina abandonada onde é deixado inconsciente. Quando acorda Jason descobre que tudo esta diferente, Daniella não é sua esposa, o filho deles nunca nasceu e ao invés de professor ele é um renomado físico. Sem entender o que esta acontecendo ele começa a se perguntar se esse é o mundo real, e tudo que ele viveu foi apenas um sonho. Um livro super interessante que você não vai conseguir largar até chegar ao final.

As primeiras quinze vidas de Harry August
Esse livro conta a historia de Harry, um rapaz que toda vez que ele morre ele reencarna no mesmo dia e lugar em que nasceu, mas ele não perde as memorias da vida passada, ele se lembra de tudo. Ele vive num looping eterno, vivendo a mesma vida varias vezes. Agora ele esta prestes a morrer novamente quando uma garota de 7 anos diz que precisa enviar uma mensagem de volta no tempo. É aí que ele percebe que existem outras pessoas que também estão presas nesses looping temporal.



PARA QUEM GOSTA DE FANTASIA E AVENTURA

The kiss of deception - as crônicas de amor e ódio
Primeiro livro de uma trilogia, que apesar de terem os títulos em inglês, os livros são em português. Aqui vamos acompanhar a história de Lia, uma adolescente que é a princesa de Morrighan e que esta prestes a se casar com um príncipe de outro reino. O casamento é arrajando entre as famílias e Lia nunca nem viu o tal príncipe, por isso ela esta assustada e nem um pouco disposta a se casar com um homem que ela nunca viu. No dia do casamento Lia foge com sua melhor amiga Pauline e as duas vão para um reino vizinho onde se passam por simples camponesas. Só que o príncipe rejeitado parte numa jornada em busca de sua princesa, pois o casamento é importante para os negócios do reino. Por outro lado, tem um reino que não quer que esse casamento aconteça e manda um assassino ir atras da princesa, encontra-la e mata-la.

Trilogia dos espinhos
Essa trilogia acaba de ganhar uma edição única que engloba os três livros. Nessa saga conhecemos história do príncipe Jorg, que ainda criança viu sua mãe e seu irmão caçula serem brutalmente assassinados. Jorg não conseguiu fugir e foi lançado num arbusto de roseira bravo onde permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam sua pele. O príncipe cresceu com um desejo de vingança e poder e agora vaga pelas estradas do império destruído liderando uma irmandade de assassinos.

A bússola de Ouro
Esse é o livro da trilogia Fronteiras do Universo que acaba de ganhar uma nova edição. Esqueça o filme que foi feito baseado nesse livro (aquele com a Nicole Kidman). Essa história é incrível e muito mais complexa do que foi mostrado no livro. Aqui acompanhamos uma menina chamada Lyra que parte numa aventura para resgatar um amigo desaparecido e acaba descobrindo muitos segredos do universo, ou melhor dos universos. Sugiro que leia também os outros dois volumes dessa série para entender o quão maravilhoso isto é.  Tem resenha desse livro aqui ni blog.

Três coroas negras
O livro conta a história de três princesas trigêmeas que foram separadas ao nascer e criadas em locais diferentes, cada uma aprendendo uma magia diferente. Agora aos dezesseis anos elas voltam a seu reino e precisam mostrar seus poderes a seu povo. Começa uma disputa para saber quem será coroada Rainha e elas logo percebem que na verdade trata-se de uma batalha de vida ou morte.



PARA QUEM GOSTA DE DRAMAS 

Por lugares incríveis
Nesse livro acompanhamos a vida de dois jovens que estudam na mesma escola e estão prestes a cometer suicídio. Violet é uma garota que tinha uma vida perfeita até perder a irmã num acidente de carro, e ela ainda se culpa pelo acidente. Theodoro é um garoto que sofre bullying na escola e tem que lidar com um pai violento em casa. A vida dos dois se muda quando eles se encontram no alto de um prédio de onde estão prestes a pular.

Sorrisos quebrados
Essa livro começa com nossa protagonista Paola numa clinica de recuperação onde ela tenta superar todos os abusos e a violência que sofreu nas mãos do marido. Paola ficou com o rosto desfigurado e muitos traumas devido aos anos de agressão, mas sua vida começa a mudar quando ela conhece André e sua filhinha Sol. André chega a clinica buscando ajuda para sua filha Sol, uma garotinha de quatro anos que tem problemas para se socializar devido a um trauma vivido. Assim os três personagens tão machucados acabam acabam se aproximando e se ajudando a superar seus traumas.

Juntando os pedaços
Jack é um menino que tem uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém consegue ver os olhos, o nariz, a boca... mas não consegue juntar todas as partes para formar o rosto por inteiro, portanto ele tem dificuldade em reconhecer os familiares e amigos. Libby é uma menina que passou os últimos anos trancada em casa tentando suportar a dor da perda da mãe, mas agora ela esta pronta para retomar sua vida e voltar a escola. Libby acaba indo para a escola de Jack, mas logo nos primeiros dias é alvo de bullying devido a seu peso. Aos poucos Jack e Libby se aproximam e juntos tentam superar suas dificuldades.

Boa noite
Esse livro conta a história de Alina, uma garota que durante sua vida escolar nunca teve muitos amigos, nem foi popular, sempre foi a boa aluna, a que obedecia os pais em tudo etc. Agora esta esta entrando na faculdade e quer fazer tudo diferente, quer ser uma garota diferente, ser legal e popular. Mas ao entrar nesse mundo de república, festas e tudo o que envolve a faculdade ela acaba entrando com conflitos bem complexos. O livro vai abordar temas como abuso sexual, machismo entre outros.




PARA QUEM GOSTA DE THRILLER E SUSPENSE

Boneco de neve
Nesse livro acompanhamos uma cidade entrando em pânico quando misteriosos assassinatos começam a acontecer, assim como bonecos de neve começam a surgir. Se um boneco de neve aparecer no seu jardim é um aviso de que você será a próxima vitima. O inspetor Harry Hole é chamado para investigar o caso e descobrir quem é o assassino.
Obs: Contém cenas de sexo

A garota no gelo.
A detetive Erika Foster é chamada para investigar o caso de uma mulher encontrada morta debaixo de uma placa de gelo em Londres. A vitima era uma bela socialite que parecia ter uma vida perfeita, mas a medida que as investigações avançam descobre-se que o caso esta  ligado com a morte de três prostitutas. Erika mergulha fundo nas investigações e acaba se tornando o próximo alvo do assassino, agora ela tem que lutar por sua vida enquanto tenta desvendar esse crime.

Pretty Girl 13
Angie é uma garota que desapareceu misteriosamente enquanto ia para um acampamento. Durante três meses a policia fez buscas, mas não encontraram nenhum sinal dela. Três anos depois, Angie volta para casa muito magra e com vários machucados pelo corpo, mas ela não sabe o que aconteceu. Ela não sabe que três anos se passaram, não sabe onde esteve nem o porque de estar tão machucada. Aos poucos vão ela se lembrando e vai surpreendendo o leitor, pois é um livro pesado.

As gêmeas do gelo
Sarah e Angus são pais das gêmeas Kristie e Lydia, mas Lydia morre em um acidente. Um ano após a tragedia, o casal decide se mudar com Kristie para uma pequena ilha escocesa que Angus herdou do avô. O mundo deles desaba quando Kristie afirma que eles estão se confundindo, que na verdade ela é Lydia. Quando uma tempestade deixa mãe e filha presas na ilha, Sarah tem que enfrentar o passado e reviver o que realmente aconteceu no  dia do acidente.



PARA QUEM GOSTA DE TERROR

O menino que desenhava monstros
Jack é um menino de dez anos que possui Síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo. Quando tinha sete anos, Jack quase morreu afogado no mar e desde então só sai de casa para ir ao médico. O menino esta convencido de que existem monstros embaixo de sua cama  e chega a agredir a mãe achando que ela é um dos monstros. A vida de todos muda quando coisas estranhas começam a acontecer e parece que os monstros que Jack desenha estão se tornando reais e espalhando o terror pela cidade.

Nova Jaguaruara
Livro nacional simplesmente sensacional. Conta a história de uma cidade chamada Nova Jaguaruara que todos os dias a meia noite todas as luzes da cidade se apagam. Todas mesmo, até a luz da vela, lanterna etc apaga misteriosamente. Um dia chega a cidade um grupo que esta estudando o lugar para implementar energia eólica na cidade, mas eles acabam descobrindo coisas muito sinistras que estão acontecendo ali.

Contos de horror do século XIX
Esse livro é uma coletânea de diversos contos de terror de diversos autores. Tem A volta do Parafuso que é um clássico do terror que já deu origem a filmes. Tem contos de Edgar Allan Poe e muita coisa boa.

It, a coisa
Clássico de Stephen King o livro narra os acontecimentos do passado e do presente. No passado um garotinho sai para brincar com seu barquinho de papel quando é pego pela Coisa e é brutalmente assassinado. A partir dai, o irmão mais velho dele e seus amigos (todos crianças) se unem para tentar desvendar o mistério sobrenatural que esta rondando a cidade. 30 anos depois a Coisa volta a atacar e os amigos (agora adultos) se reencontram para descobrir o que esta acontecendo e como destruir a Coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário