CURIOSIDADES DOS GRANDES AUTORES BRASILEIROS

No post de hoje trago um especial com algumas curiosidades sobre a vida dos nossos maiores escritores. Você sabia que...

Machado de Assis na infância era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia o clássico Memorias Póstumas de Brás Cubas, Machado teve uma grave crise intestinal que acabou comprometendo sua já frágil visão. O médico recomendou três meses de descanso em Petrópolis, sem ler ou escrever. Impedido de redigir, Machado ditou boa parte do romance para que sua esposa Catarina redigisse.

Carlos Drumont de Andrade foi expulso do colégio Nova Anchieta, em Nova Friburgo - RJ, quando tinha dezessete anos, acusado de "insubordinação mental" após discutir com o professor de português.
Anos mais tarde, Drumont tinha o habito de falsificar a assinatura do chefe da repartição em que trabalhava.  

Aluísio de Azevedo tinha o hábito de desenhar seus personagens em papelão antes de começar a escrever seus romances. Os personagens principais feitos em papelão eram colocados em sua mesa e só aí ele começava a escrever.

Euclides da Cunha era engenheiro e foi responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo - SP. A obra levou três meses para ser feita e pouco meses após inaugurada a ponte simplesmente desabou. Euclides a reconstruiu, mas depois disso abandonou a engenharia.

Cecília Meireles em um de suas viagens a Portugal marcou de tomar um café com o poeta Fernando Pessoa. Cecilia chegou ao meio dia e esperou até as duas da tarde, quando desistiu e voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado por Pessoa e uma explicação pelo "bolo". Fernando Pessoa explicou que havia lido o horoscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para um encontro.

Clarice Lispector era solitária, sofria de insônia e costumava ligar para os amigos e dizer coisas perturbadoras. Quando era convidada para um jantar, frequentemente acabava indo embora antes mesmo da comida ser servida.

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado(içá é a parte traseira da formiga tanajura). Além disso também adorava tomar Biotônico Fountoura.

Vinícius de Moraes no incio dos anos 50 morava num minusculo apartamento em Copacabana e nem geladeira tinha. No verão, para aguentar o calor, chupava bala de hortelã e em seguia bebia água para ter uma sensação refrescante na boca.

Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tv, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário