Série: THE 39 CLUES (as 39 pistas) - vários autores

Hoje vim falar de uma série compostas por 10 livros que eu tenho já há alguns anos e que gostei muito de ler. Estou falando da série "The 39 clues, ou seja, as 39 pistas, cujo primeiro volume se chama O labirinto de Ossos.  Quem gosta de livros de aventura no estilo caça ao tesouro vai amar essa série. 

A história gira em torno dos irmãos Amy e Dan Cahil que perderam os pais ainda bem pequenos e desde então ficaram sob a guarda da tia Beatrice, que não liga muito pra eles e os deixam sempre com babás. A unica parente que os irmãos gostam de verdade é a avó Grace. Quando a avó Grace morre 30 membros da família Cahil são convidados para a leitura do testamento, parentes que Amy e Dan nem conheciam. A família Cahil é muito grande, mas somente os escolhidos por Grace terão a oportunidade de se aventurar numa busca para se tornar uma das pessoas mais importantes do mundo.

Quando o testamento é aberto, a família descobre que precisam escolher: ou recebem uma herança de 1 milhão de dólares, ou aceitam o desafio e recebem a uma das 39 pistas que irá leva-los ao maior tesouro da Terra.

A família é muito rica, mas mesmo assim alguns preferem aceitar o 1 milhão e cair fora dessa história de busca ao tesouro. Outros, incluindo Amy e Dan decidem que não querem o dinheiro, eles querem o desafio.  A primeira pista é dada a todos que escolheram encarar o desafio, a partir dai é cada um por si. Eles vão ter que ir encontrando as pistas para descobrir o que é esse misterioso tesouro. Como são menores de idade, Amy e Dan contam com a ajuda de Nelly, sua "au pair" um jeito menos ridículo de dizer babá, para acompanha-los nessa jornada. 

É claro que a disputa sobe a cabeça e muitos dos parentes começam boicotar uns aos outros, afinal todos querem encontrar as pistas primeiro e vencer a competição. Enquanto eles vão seguindo as pistas, também vão descobrindo segredos de sua origem, sobre os antepassados da família Cahil e até sobre a morte de seus pais.

Os livros são sensacionais e vão fazer os irmãos viajarem para os mais diferentes países, passando por lugares famosos e personalidades históricas. A primeira pista, por exemplo, diz respeito a Abraham Lincoln, já a segunda é sobre Mozart, então vamos conhecendo fatos reais da vida dessas personalidades. Paris, Alemanha, Itália, Egito, Japão.... os irmãos vão passar por esses e outros países e nos fazem viajar junto com eles pelo mundo todo.

Embora a série seja composta por 10 livros, eles são pequenos e não são muito grossos, então a leitura flui rapidinho. Quando você começa não consegue mais parar, é viciante, você precisa ir até o fim para descobrir o que é esse tesouro que pode mudar a humanidade. 

Cada volume foi escrito por um autor diferente, isso significa que vários autores trabalharam em parceria e o resultado foi muito bom, pois não fica cansativo, afinal cada um tem um jeito de escrever. Mas vale lembrar que a história é muito bem elaborada, apesar de terem diversos autores a história não se perde, foi um otimo trabalho em equipe. O primeiro livro é escrito por ninguém menos que Rick Riordan, o autor da série Percy Jackson.

A seguir os títulos da saga completa:

Livro 1 - O labirinto de ossos
Livro 2 - Uma nota errada
Livro 3 - O ladrão de espadas
Livro 4 - Além do túmulo
Livro 5 - O circulo negro
Livro 6 - Nas profundezas
Livro 7 - O ninho de cobras
Livro 8 -O código do imperador
Livro 9 - Alerta de tempestade
Livro 10 - O ultimo desafio

Um comentário: