Resenha: O MUNDO DE SOFIA (Jostein Gaarder)

"O fato de o mar estar calmo na superfície não signifique que algo não esteja acontecendo nas profundezas"

Awnnn! Hoje vou falar de um dos meus livros preferidos da vida, sério gente, eu amo O mundo de Sofia, já li mais de uma vez, e a cada leitura aprendo mais.

Bom, eu sempre gostei de filosofia então esse livro é perfeito pra mim, mas mesmo se você não gosta de filosofia, acho que vai gostar desse livro, afinal não é um livro didático. Ele tem uma trama e até um mistério, mas no meio disso vai explicando o pensamento de vários filósofos, mas tudo de forma simples, nada que você não vá conseguir entender.

A história gira em torno de uma adolescente chamada Sofia que vive na Noruega  com a mãe, pois o pai esta sempre fora. Pouco antes de completar 15 anos, Sofia recebe pelo correio uma carta endereçada a ela com uma pergunta um tanto estranha: "Quem é você?".  Ela, é claro, não faz ideia do que aquilo significa, mas acaba refletindo e tenta responder a pergunta,  quem é ela afinal?
Além da carta, Sofia recebe também, em outro envelope,  um cartão postal endereçado a uma tal Hilde Moller Knag, que ela não sabe quem é.

Com o passar dos dias mais e mais cartas vão chegando sempre com perguntas estranhas e em um dado momento junto com essas cartas ela recebe também apostilas de filosofia e até uma fita de vídeo. Paralelamente a essas cartas, Sofia continua recebendo postais para a tal Hilde.

O remetente das cartas é Alberto Knox e ele logo se torna o professor de Sofia, mandando apostilas e cartas onde explica conceitos filosóficos e instiga Sofia a pensar e a fazer seus questionamentos. Depois de alguns dias, os dois acabam se encontrando pessoalmente e assim Sofia mergulha de vez no mundo fantástico da Filosofia. Sofia mantem segredo sobre essas aulas, ela não conta para ninguém, nem mesmo para a a melhor amiga e passa a sair no meio da noite para se encontrar com o professor. Mas calma, é sempre para falar de filosofia. rs rs

Enquanto Sofia vai tendo suas aulas, ela continua a receber os cartões endereçados a Hilde, e estes vão se tornando misteriosos, pois o remetente parece saber tudo sobre Sofia.

Esse livro é um verdadeiro mergulho no mar da filosofia, que vai desde os pré socráticos ate os filósofos modernos, mas é escrito de uma forma que envolve o leitor. Aconselho a quem for ler, a faze-lo com calma, não tenha pressa em terminar logo o livro, absorva cada capitulo, pare e reflita sobre aquilo, quem sabe você também não se encante com o mundo da filosofia



2 comentários:

  1. Já tentei ler esse livro uma vez mas parei ele na metade, é realmente uma historia bem interessante e fala bastante mesmo de filosofia.
    -Beijoss

    www.pessoafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie olha vou te contar que eu não era muito chegada a leitura mas minha filha veio trazendo livros me apresentando e acabei me apaixonando por livros de romance! esse livro eu não li ainda uma vou procurar por aqui parece ser bem interessante beijos da Ju

    ResponderExcluir