Resenha: EM ALGUM LUGAR DAS ESTRELAS (Clare Vanderpool)

A resenha de hoje é um livro que me atraiu pela capa. Vi esse livro na livraria e ele me chamou atenção porque achei a capa linda e após compra-lo não me decepcionei, a história é muito boa.

A história se passa no fim da segunda guerra mundial e o personagem principal é um menino chamado Jack Baker, filho de um militar. Com a morte repentina da mãe, o pai de Jack decide mandar o filho para um internato militar, no Maine. Na nova escola Jack se sente deslocado, mas acaba fazendo amizade com um menino estranho chamado Early Auden.

Early é um menino muito inteligente, que  tem fascinação pelo número Pi e cria histórias sobre ele, mas também é um menino solitário, não tem amigos e tem dificuldade em lidar com seus sentimentos. Ele fica no quartinho do zelador onde faz suas contas, cria suas histórias e em cada dia da semana ouve músicas de um artista especifico.Quando esta nervoso ou confuso ele pega um pote de balas de gomas e começa a separa-las por cor, como se  quisesse fugir da realidade. No final do livro, em um texto da autora, descobrimos que Early tem um tipo brando de autismo, a síndrome de Asperger.

Early tinha um irmão mais velho chamado Fish, que virou um ídolo na escola por vencer um campeonato de canoagem, porem Fish teve que lutar na guerra e acabou sendo morto. A família recebeu a carta do exercito com a noticia e as plaquinhas de identificação de Fish, porém Early se recusa a acreditar que o irmão tenha morrido, ele acha que Fish esta apenas perdido, assim como o Pi de suas histórias.

Quando chega as festas de fim de ano, todos os alunos vão para casa comemorar com suas famílias, menos Early que ficará na escola, ou não, já que ele planeja fazer uma viagem para encontrar o famoso urso Apalache. Early convida Jack para ir junto em sua jornada em busca do grande urso, mas Jack diz que não pode, pois o pai irá busca-lo para as festas. Só que devido a um problema no trabalho o pai de Jack manda um telegrama dizendo ao filho que não poderá ir busca-lo e que ele terá que passar as festas na escola mesmo. É aí que Jack decide se unir a Early e partir em sua aventura. Com um pequeno barco de canoagem (o mesmo que Fish usava) os dois meninos partem em uma fantástica aventura sendo guiados apenas pelas estrelas.

Eu achei ele fantástico, e a edição é muito bem feita, capa dura, uma ilustração linda da contra capa e ainda vem com um "mapa" circular onde de uma lado é um mapa astral e do outro os músicos que Early escuta em cada dia da semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário